Steven Holl Architects e Architecture Acts venceram um concurso internacional para o projeto de uma sala de concertos em Ostrava, República Tcheca. Escolhida por seis dos setes membros do júri, a nova sala de concertos de 1.300 lugares está situada ao lado da Casa da Cultura e foi projetada como "um instrumento musical em si".
O novo edifício, projetado em colaboração com a Nagata Acoustics, proporcionará espaço para a Orquestra Filarmônica de Janacek, a principal orquestra contemporânea do país. O projeto é protegido do ruído do tráfego urbano pelo posicionamento do salão principal próximo ao parque existente na parte posterior do edifício, enquanto uma nova entrada no passeio sobe e desliza até o topo do centro existente. Este contraste dramático entre o antigo e o novo cria um marco cultural para a cidade.
Uma estrutura suave de zinco contém um “instrumento” em um plano estendido feito de concreto e madeira. O desenho é influenciado ainda pelo compositor checo Leos Janackek, cujas teorias do tempo guiam e ordenam à geometria interior. Painéis de parede acústicos são organizados ao longo de três variantes: "Znici" (soando), "Scitaci" (contando) e "Scelovac" (somando).
O edifício tem inauguração prevista para 2023.
Consultoria Acústica: Nagata Acoustics
Engenharia Estrutural: Silman Structural Engineers
Sustentabilidade: TRANSSOLAR Energietechnik GmbH
Consultoria Teatro: Theatre Consultants Collaborative
Tráfego: an Fiala
Proteção Anti-Incêndio: Petr Havlicek